segunda-feira, março 19, 2007

Telefonistas

Quando eu tiver uma empresa minha, ou seja, lá para quando todos os sonhos/pesadelos do Aldous Huxley e do George Orwell se concretizarem, a primeira coisa que eu vou instituir vai ser um call center.

Um bom call center é provavelmente o melhor instrumento de desresponsabilização que existe numa empresa.

As pobres coitadas das funcionárias não têm culpa nenhuma e não têm cara. Assim sendo não têm nada a temer.

Têm sim ordem estritas que têm que cumprir sob pena de serem despedidas (acham elas).
Assim sendo, é-lhes por isso, totalmente proibido importunar qualquer pessoa que seja que possa ter tomado uma decisão.

Aliás, o critério deve ser mesmo esse. Quem decide não fala. Para falar estamos cá nós que não percebemos nada de como é que se passou o que se passou.

Claro que não percebem porque acham que a empresa funciona efectivamente. São indoctrinadas nesse sentido.

Lêem vezes sem conta o que tem que dizer em cada situação. E quando se apropria (muitas vezes por aproximação) debitam aquilo que têm na cabeça decorado (quase sempre com vozes irritantes).

Pior ainda é que, só param de debitar quando berram com elas. Mesmo quando berramos, por vezes, elas teimam em acabar aquelas linhas estranhas cheias de vocabulário insosso.

É tão importante ter um call center. Apoio ao cliente como elas, orgulhosamente, chamam ao que fazem.

Elas apoiam no entanto é a empresa, especialmente os incompetentes que tomam decisões erradas e com quem ninguém vai alguma vez falar.

E eu, pelo menos, não tenho lata para gritar com elas.

Porque na verdade, a única culpa que elas têm, é de não conseguirem pensar por elas próprias.

7 comentários:

El-Gee disse...

O que dizes, ainda por cima com piada, é tudo verdade.

Só não é verdade que as empresas tenham a ganhar com isso, porque num mercado concorrencial um cliente insatisfeito muda de empresa.

Infelizmente nao temos em Portugal dimensao para um mercado concorrencial (leia-se várias empresas a competir pelo cliente) em todas as áreas de negócio e de consumo.

E essas, as monopolistas, usufruem dos call-centers como tu bem expões.

Anónimo disse...

Ontem ligaste para que empresa que te espetaram com um call center?!

Um cliente satisfeito avisa 1 possivel cliente

Um cliente insatisfeito avisa 10 possiveis clientes...

Leididi disse...

Grita com elas, sem medos. Estão lá para isso, já que para ajudar não é de certeza.

Nêspera disse...

Leididi conheço muita gente como tu, talvez eu também seja assim, mas não acho que elas tenham a culpa.
As meninas e os meninos call-center estão lá com a mesma dignidade com que tu trabalhas (ou estudas).
Se não gostas que te tratem assim porque é que tratas assim as pessoas?

Realmente somos tão diferentes quando falamos cara a cara de quando temos alguma barreira a impedir o contacto.

Era o mesmo se eu te começasse a ofender neste momento, com a vantagem que aqui não te expoes como os meninos call center nem tens que fazer isso para por o pão na mesa aos teus filhos.

Rita disse...

tu tens mau feitio, ai tens tens!!!!!!! ; )

filipe canas disse...

Eu Rita?

Eu nem sequer berro com elas, coitadas.

Rita disse...

lol, ignoras, q é muitoooooooo pior!!!!!