sexta-feira, outubro 12, 2007

...

O Diário Económico de hoje, depois de uma linha sobre a recorrente ausência de uma moral firme nos negócios internacionais, dá nota positiva a Durão Barroso por este ter dito que iria confrontar Robert Mugabe com as atrocidades cometidas no Zimbabué. O mesmo diário louva a seguinte frase, proferida pelo presidente da Comissão Europeia a propósito do ditador africano: "Muitas vezes, temos que nos sentar em reuniões internacionais na companhia de pessoas com as quais a minha mãe não gostaria de me ver".

A frase é rídicula. Acho que contra isso ninguém tem qualquer objecção. Existem maneiras bem mais adultas de dizer o que se pensa da política internacional. Mais chocante, contudo, é o apreço pela moral política de alguém que sempre manteve excelentes relações com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Se bem me lembro, inclusivé, Durão Barroso foi convidado para o casamento da filha de José Eduardo dos Santos - convite que não recusou.

Também nunca teve quaisquer problemas em aparecer lado a lado com Dos Santos, nem nunca o ouvi a criticar o que quer que fosse sobre o estado interno de Angola. Nunca o ouvi mencionar os níveis gritantes de corrupção existentes naquele país africano. Nunca o ouvi falar da maneira como os negócios são por lá conduzidos. Nunca o ouvi falar da imensa fortuna pessoal de José Eduardo dos Santos.

É pena que o Diário Económico não se lembre disso. Entristece-me ver que continuam as palmadinhas nas costas dos Chavez e dos Dos Santos deste mundo. Se há uma moral, é para ser aplicada a todos os casos e não selectivamente. Diria eu. Ou então, que se assuma de uma vez por todas a hipocrisia.

8 comentários:

Nêspera disse...

Concordo contigo canetas.
Grande falta de nível, muito infeliz.


São todos uma cambada de chupistas hipócritas

El-Gee disse...

O Primeiro Mundo vive a custa do Terceiro. Tudo o resto e hipocrisia.

O Durao Barroso e hipocrita, mas o orgao que ele dirige assegura o nosso bem-estar, que em parte sobrevive a custa de mao-de-obra, solo e consumo africano.

Critique-o quem quiser abdicar de tudo o que temos, em nome da Honestidade mundial.

El-Gee disse...

O Primeiro Mundo vive a custa do Terceiro. Tudo o resto e hipocrisia.

O Durao Barroso e hipocrita, mas o orgao que ele dirige assegura o nosso bem-estar, que em parte sobrevive a custa de mao-de-obra, solo e consumo africano.

Critique-o quem quiser abdicar de tudo o que temos, em nome da Honestidade mundial.

filipe canas disse...

Isso é um bocado maniqueísta LG.

Mas também Marxista, com essa dialéctica centro/periferia, o que me leva a crer que estás no bom caminho.

lol.

El-Gee disse...

canetas,

parar de rotular.

parar de rotular.

Amarcord disse...

Estou contigo Canetas.

Durão Barroso é um belo exemplo dos cataventos que para aí andam, obrigados a engolir sapos em nome das comitivas de potenciais investidores que impingem nas suas visitas de Estado aos países do Terceiro Mundo.

Nós damos-lhes credibilidade, eles tornam-nos a vida mais fácil por lá (permite-me sublinhar a elasticidade desta expressão).

Pergunto-me sobre quem fará o maior investimento: será que com os grandes players do Ocidente a investirem biliões por lá, alguém se atreve a puxar as orelhas a um qualquer líder, por muito corrupto que seja? Valerá a pena?

Graças a nós, têm as costas quentes.


Depois há pormenores como este:

http://www.moibrahimfoundation.org/the-prize.asp

cujo simples facto de existir já é, no mínimo, embaraçoso.


Falamos dia 22.

Unknown disse...

Caro Canetas não concordo contigo!
Acho que é uma boa frase bastante terra-a-terra! O mais difícil nos intelectuais, políticos é muitas vezes falarem a linguagem de todos. Qualquer pessoa percebe o que Durão Barroso quer dizer com aquela frase.

2 Ponto) Tem a razão do seu lado. O Brown é que é um palerma que governa para onde as sondagens parecem apontar. Veja-se o ridículo de trazer o assunto Maddie à Cimeira Informal de Lisboa ... por amor de Deus!!!
Aii Blair, Blair!!!

3 Ponto) Quem te diz que a mãe de Durão Barroso tenha gostado que o seu filho tenha ido ao casamentoda filha de José Eduardo dos Santos?

Abc,

The compass disse...

http://www.moibrahimfoundation.org/index.asp