quarta-feira, julho 28, 2010

arroz de povo

Por via da minha cara-metade, deram entrada ontem lá em casa três livrinhos muito interessantes sobre o povo enquanto fenómeno socio-político. Fascinantes efectivamente, qualquer um dos três, não deixaram de me oferecer um sorriso. Não é todos os dias que um livro patrocinado pela fundação EDP conta, (creio que o terceiro livro, não sei bem) exclusivamente, com traduções de António Negri, Slavoj Zizek, Eric Hobsbawm, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Alan Badiou, entre outros reconhecidos pensadores da esquerda moderna, pós-moderna, pós-socialista e não sei mais o quê. Deixo por isso aqui três vivas, uma por cada livro, à fundação EDP. E uma pergunta, claro: alguém sabe quais as posições dos autores acima referidos sobre coisas tão interessantes como o grande capital?

O José Neves e o co-editor (cujo nome infelizmente me escapa e não estou em casa) estão de parabéns. Sobre a exposição que deu origem aos livros, podem (usar o plural para me dirigir aos leitores é, no momento que este espaço atravessa, pretensioso por demais) ver mais aqui.

ps. Mais a sério, eu acho fascinante a postura completamente pró-académica adoptada por uma instituição privada como a fundação EDP. Não é todos os dias que uma empresa entrega dinheiro para propagar ideias de uns gajos que, se no poder, provavelmente nacionalizariam a empresa e converteriam todas as barragens em termas.

Sem comentários: