quarta-feira, setembro 02, 2009

o éle de luanda


1. Se o país fossem blogues, eu gostava de ser de Coimbra ou Aveiro. As pessoas que melhor escrevem em blogues são de lá, ou então eu estou profundamente errado.

2. Confirma-se que o António Guerreiro do Actual é o melhor ser humano à face da terra e preocupa-me imenso ninguém afirmar isso semanalmente. Nem a malta de Coimbra e Aveiro faz isso.

3. O António Guerreiro obviamente que não é do Actual, como escrevi no ponto anterior. Ele escreve no Actual sobre tudo o que é interessante para qualquer gajo que sabe, ou suspeita, que caminha numa fina linha de terra entre dois abismos (ver escrito anterior). É um freigeist, como diria AG.

4. Se freigeist quiser se traduzir mesmo para espírito livre em português, eu juro faço qualquer coisa extremamente estúpida.

5. Que eu saiba, o primeiro gajo a escrever colunas de opinião em jornais utilizando o método de numerar cada frase foi o Luís Delgado, e isso é horrível. Espero que o António Guerreiro me perdoe.

6. Há uns anos, quando escreviam António Guerreiro no google aparecia-vos um brasileiro que cantava e usava tiara. Felizmente, esse desequilíbrio cósmico foi resolvido pelo Brin, o outro, e o algoritmo deles.

7. Li a primeira parte da autobiografia do Elias Canetti. O gajo lembra-se de tudo desde os 5 anos. Tudo. Nome de professores, nome de colegas, título dos livros que leu, nome dos professores que teve na Bulgária, nome dos professores de Manchester, nome dos professores em Zurique, as cadeiras que teve com os professores, o cheiros das árvores da residência estudantil feminina onde viveu em Zurique, os castigos da mãe, os gajos que lhe tentaram comer a mãe. É horrível um tipo ver que já não se lembra de absolutamente nada e foi tudo ontem.

8. O Elias Canetti aos oitenta anos era muito bonito, como podem ver na foto.

5 comentários:

Unknown disse...

Canas meu rapaz/tu ás vezes és tão à frente/que eu juro que fico para tràs!

sofi disse...

Sendo de Coimbra e vivendo em Aveiro, sinto-me lisonjeada ;-)

Menina Limão disse...

Eu não sou de Aveiro, mas vivi lá 4 anos. Conta?


(acho bem que conte)

(mas, olha, hás-de me dizer que blogs são esses. o meu preferido é, de facto, escrito por um aveirense, mas fora esse...o panorama é quase deserto.)

filipe canas disse...

Pois, não posso responder a essa pergunta, cara menina limão, porque iria contra a política deste blogue de apenas referir outros blogues ou porque (1) estou muito apaixonado por um blogue que até pode ser péssimo, ou (2) porque apenas se referem blogues por motivo de escárnio.

Peço perdão.

Menina Limão disse...

Não vejo a incongruência relativamente ao ponto (1). Suponho que, se são os teus blogues preferidos, estejas muito apaixonado por eles (independentemente de poderem ser péssimos).