sexta-feira, setembro 12, 2008

cinematografia seleccionada

Vizi privati, pubbliche virtù (1975) - Adoptado de um conto de Séneca, Vizi Privati traz até nós as reflexões políticas de uma mulher, encarcerada num mundo falocêntrico, onde a liberdade feminina ainda é vista como um tremendo inibidor social. Um dos primeiros e mais políticos filmes da obra de Staller.

Cuore di cane (1975) - Não é coincidência que este filme tenha saído exactamente no mesmo ano em que o filósofo australiano, Peter Singer, publicava a sua mais famosa obra Animal Liberation. Neste épico, Staller faz um papel de uma escritora que, com sucesso, entra na cabeça de um animal, descrevendo o sofrimento da besta quando usado para proveito humano. Obra que marcou uma geração, é um dos filmes da vida de George Steiner.

...a tutte le auto della polizia (1975) - Obra que encerra o ciclo político de uma Staller ainda sobejamente idealista. Neste terceiro registo de 1975, Staller reage à onda de violência policial que assalta uma cidade situada na Emilia-Romagna. Marco, um jovem croupier do casino local, é
pressionado por polícias corruptos que pretendem que ele vicie o jogo da roleta em seu benefício. A heroína combate este claro abuso de poder como pode, deixando marcas por onde quer que passe. Para muitos, a melhor interpretação de Staller.

Dedicato al mare Egeo (1979) - Depois de um interregno de 4 anos (segundo rumores, devido ao abuso de álcool), Staller volta aos ecrãs com um wake up call para a poluição que afectava o mar Egeu. De férias em Rimini, 7 jovens universitários de Pescara são confrontados com um derrame de uma substância desconhecida, que mata os organismos vivos que banham Rimini. Confrontados com a situação, pedem auxílio a uma misteriosa mulher que todas as noites se banha nas águas infestas. Visionário.

John Travolto... da un insolito destino (1979) - Sátira potente ao sugarcoated capitalismo norte-americano. Staller faz de John, uma jovem transsexual que domina as pistas de dança no festival de San Remo. Banda sonora de Robin e Maurice Gibb.

Banane al cioccolato (1986) - Filmado na curva descendente da sua carreira, Staller exibe um conhecimento extraordinário da gastronomia Laziale. O único filme alguma vez filmado na mítica gelataria Giolliti, que muitos dizem ser a mais antiga de Roma (atenção ao cameo de Maradona na cena da guerra de gelados de cocomero).

Ho scopato un'aliena (1992) - Mal recebido por muitos dos críticos que foram mais adeptos do seu trabalho, é, no entanto, um marco central da (à altura) quase inexistente ficção científica europeia, tendo-lhe valido a comenda de Ridley Scott. Em 2001, seguiu, como artefacto representante da espécie humana, na arca que foi posta à deriva no universo, simbolizando o bom entendimento entre o ser humano e a espécie alienígena.