quarta-feira, outubro 24, 2007

o ignaro

Com vista à conferência que terá lugar amanhã e depois na Fundação Calouste Gulbenkian, faço uma busca por "teoria das cordas" no Wikipedia. Surge-me o seguinte:

"A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, contrariamente aos pontos de dimensão zero (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais altas."

Num parágrafo mais à frente:

"Trabalhos na teoria das cordas têm levado a avanços na matemática, principalmente em geometria algébrica. A teoria das Cordas tem também levado a novas descobertas na teoria da supersimetria, que poderá ser testada experimentalmente pelo Grande Colisor de Hádrons."

Carrego no link para "Grande Colisor de Hàdrons" (é um nome excitante não? quase fálico):

"Grande Colisor de Hádrons (ou LHC, de Large Hadron Collider) é um acelerador de partículas localizado no Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN (...) ao invés de colidir pósitrons e elétrons, a colisão será entre prótons. A energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV. Com esta energia, espera-se observar traços do Bóson de Higgs, se estes efetivamente existirem."

Obviamente que carreguei em Bóson de Higgs (confesso que ainda fiquei mais excitado. Imaginei logo uma cena voyeurista em que os pósitrons e os elétrons olhavam invejosos para o estridente prazer de um casal de prótons a colidirem um com o outro há medida que o Bóson de Higgs se manifestava cada vez mais imponentemente na aurora boreal do Grande Colisor de Hádrons). Apareceu isto:

"Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um numero impar) e bósons(partículas com spin inteiro). Bóson de Higgs é uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula."

Estou esgotado. Vou dormir a sesta.

3 comentários:

Amarcord disse...

vou dizer baixinho para não te acordar, mas perdeste a cabeça.

sofi disse...

Com quantas cordas se faz uma guitarra?

sofi disse...

hum...estavas de calças de ganga, sweat azul e havaianas pretas; e com um amigo de casaco verde e óculos coloridos. Certo?