quarta-feira, setembro 05, 2007

Avulso #3

Eles gostam um do outro mas consideram-se más pessoas. Nunca conheci ninguém que dissesse que a sua cara-metade é boa pessoa. As boas pessoas só são boas pessoas quando passamos pouco tempo com elas. Quando passamos mais tempo, quando entramos em conflito, quando experimentamos situações limite, nunca podemos concluir que a pessoa é boa pessoa. Quanto muito até não é má pessoa. Isto leva-me a pensar que aqueles pessimistas antropológicos podem estar certos. O que me leva a pensar que aqueles gajos da maximização dos desejos e impulsos egoístas – vulgo neo-liberais – podem estar certos. O que, por sua vez, me leva a pensar que não quero pensar mais nisto.

7 comentários:

ILG disse...

É muitas vezes em situações limite (quando geralmente estamos no pleno da má 'pessoice') que alguns fios se desligam pra sempre e de forma irremediável.

Depois de algum tempo e algumas situações limite, continuo a dizer que ele é boa pessoa.

Não poderia admirar alguém que fosse má pessoa. E nunca poderia gostar de alguém que nao admirasse.

filipe canas disse...

Por acaso essa variável do tempo tinha-me passado ao lado.

No entanto, acho que quando olhamos para trás, quando fazemos o inventário, não podemos dizer, com toda a sinceridade, que é uma boa pessoa.

As boas pessoas são aquelas a quem ainda não vimos os podres (porque não tivemos tempo).

Mas admito que tenhas razão.

Não queria mesmo pensar mais nisto.

filipe canas disse...

Além disso, o que qualifica uma pessoa como "boa" é algo que varia de pessoa para pessoa.

Ana Maria disse...

Embora saiba que não queres pensar mais no assunto, não posso deixar de dizer que acho a tua perspectiva infantil. É óbvio que as boas pessoas não são totalmente boas. Sim, podem ter "podres" e podem até não ser poucos, mas não deixam de ser boas pessoas por isso. Tanto como, aliás, não há pessoas totalmente más.

Anónimo disse...

Achava que me conhecias..., a minha "cara-metade" é boa pessoa, tal como eu me considero uma óptima pessoa (modéstia à parte).

Não assino porque sei que sabes quem sou...uma pista (já encheste a bola que te dei noutro dia em minha casa?) lol

Anónimo disse...

Que céptico Mr Lazarescu!!!
E quando vês uma pessoa a ter bons actos como cidadão, com bom fundo, tudo isso é eliminado por um possível acto menos bom?!?

Não sejas tão azedo! A vida tem tanta coisa boa para gozar e o tempo é tão curto!

Não atrofies e aproveita o fds para fazeres como as vacas - ir ao Prado!

ABc,

Hcs

Amarcord disse...

Auguri Canetas!!!