domingo, fevereiro 18, 2007

Diamantes

Tenho que escrever qualquer coisa sobre isto.

Irrita-me e faz-me triste apenas escrever qualquer coisa sobre isto quando volto, esmagado, por ter visto um filme.

Irrita-me e entristece-me porque é preciso ir ver um filme, ou ler o titulo, ou a sinopse, ou ouvir uma música, para me lembrar do que acontece no resto do mundo.

Não é que não me lembre. Lembro-me quase diariamente. Faz parte dos meus estudos lembrar-me. Especialmente para mim que encaro o estudo das relações internacionais como o preenchimento da minha vida como ser humano. Quero criar teorias que ajudem. Estudo relações internacionais porque quero melhorar o mundo em que vivemos. Porque sei que o podemos melhorar. Porque acredito que o mundo que temos é um mundo que criamos, e não um mundo que se tornou o que é porque assim tem que ser.

Mas, imagens valem mais que mil palavras.

Fui ver o Blood Diamond.

Achei giro. Tem um bocado de explosões e tiros a mais. Tem muita violência mas não sei se será o tipo de violência que mais me preocupa. Faz-me mais confusão as pequenas violências do dia a dia que tiroteios e cidades a arder.

Sempre pensei que Diamantes são provavelmente a coisa mais estúpida que existe á face da terra. Que pedrinhas tão inúteis. Que fútil é ter um diamante.

Não serve para absolutamente nada. Zero. Brilha. Maravilha pessoas fúteis. E mata pessoas, inocentes quase sempre.

Como é que é possível deixarmos que isto continue?

Nunca poderemos viver em paz num mundo assim.

1 comentário:

El-Gee disse...

Nunca. Nem vamos..